style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Santa Maria presenciou um desfile de guarda-chuvas
ATUALIZADA: matéria atualizada às 18h14min
A chuva chegou na Região Central durante a madrugada desta sexta-feira. Por enquanto, os acumulados são baixos na maioria das cidades monitoradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A exceção é Santiago, onde choveu 91 milímetros até as 18h. Não há registro de estragos causados pela chuva nos municípios da região. Em Santa Maria, choveu 33,6 milímetros até o momento.
CHUVA NA REGIÃO (até 16h)*
- Santa Maria - 33,6 mm
- Caçapava do Sul - 20,6 mm
- Cruz Alta - 37,4 mm
- Santiago - 91 mm
- São Gabriel - 28,6 mm
- Tupanciretã - 28,8 mm
*cidades com monitoramento do Inmet
A chuva chegou sem ventos fortes. As rajadas mais intensas foram registradas em São Gabriel, com 49 km/h no começo da manhã. Em Santa Maria, a velocidade do vento não passou de 27 km/h.
VÍDEO: no período sem futebol, conheça o 'guardião' da Baixada
Por volta de 11h30min, a precipitação deu uma rápida trégua no centro da cidade. No Calçadão, as pessoas puderam circular sem o auxílio do guarda-chuva, o que elevou o movimento nas calçadas no fim da manhã. Mas a folga não durou muito: ao meio-dia os pingos de água voltaram a cair.
Conforme o coordenador da Defesa Civil municipal Adão Lemos, não houve registro de problemas causados pela chuva em Santa Maria.
CHUVA EM BAIRROS DE SANTA MARIA* (até 18h)
- Lorenzi: 38,0 mm
- Patronato: 40,8 mm
- Camobi: 30,8 mm
- João Goulart: 33,2 mm.
*bairros com monitoramento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
SANTIAGO
A chuva foi intensa no começo da madrugada de sexta-feira em Santiago. O acumulado registrado pelo Inmet, de 91 milímetros, é mais de três vezes maior que o observado em Santa Maria. De acordo com a Defesa Civil do município, a chuva foi "mansa" e não houve registro de estragos.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Márcio Brasil (Divulgação)
Na Terra dos Poetas, além da máscara, era necessário o guarda-chuva para sair de casa
PREVISÃO DO TEMPO
Conforme a Somar Meteorologia, a chuva deve persistir durante toda a sexta-feira. Para Santa Maria, o acumulado previsto é de 52 milímetros. O tempo instável segue no sábado, com chuvas rápidas, que não devem somar mais do que cinco milímetros. A temperatura permanece estável, variando entre 13°C e 18°C.
VÍDEO: farmácias não têm previsão de alta de preço de remédios
No domingo, a chuva cessa, mas o céu segue com nuvens durante o dia todo. Entretanto, a chuva retorna na terça-feira, e o tempo instável deve durar todo o restante da semana.
*Colaborou Felipe Backes